Detran DF→IPVA,Licenciamento e consultas

Detran Df 2020O Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal é também chamado de Detran DF e se trata de uma autarquia estadual de extrema importância. Isso porque, entre outras coisas, essa é a instituição responsável por cuidar da cobrança de tributos obrigatórios, das multas e de praticamente tudo que tem relação com o trânsito.

É por isso que o Detran é tão importante e tem fundamental importância para a vida da maioria dos cidadãos residentes do Distrito Federal.

Mais do que isso, muitas pessoas ainda não sabem, mas o site da instituição tem passado por alterações que visam modernizá-lo e oferecer uma quantidade cada vez maior de serviços. Por isso é importante saber um pouco mais sobre o Detran e tudo que essa instituição pode oferecer aos seus cidadãos.

 

Conhecendo o Detran DF

Pois bem, o Detran DF nada mais é do que o Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal e ele é muito importante para praticamente todos os cidadãos de Brasília e demais cidades satélites do seu entorno.

Uma das principais atribuições desse órgão é garantir que o trânsito funcione com perfeito equilíbrio entre veículos, motoristas e pedestres nas vias, oferecendo todas as condições para que o sistema de trânsito do local possa fluir da melhor forma possível.

Então, fique sabendo que é o Detran  que cuida da aplicação das leis de trânsito, que treina novos motoristas que estão pretendendo tirar sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e que faz a reciclagem de motoristas que querem renovar sua CNH.

Mais do que isso, também é essa a instituição responsável pela cobrança de taxas, multas e tributos obrigatórios, tais como o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Licenciamento e o seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores em Vias Terrestres (DPVAT).

Pesando nisso é bastante fácil de entender a total importância que o Detran DF tem para todos os cidadãos do Distrito Federal, incluindo os motoristas e os pedestres.

IPVA no Detran DF

Assim como já vimos, o Detran  é o grande responsável pela fiscalização e também administração de alguns impostos veiculares obrigatórios que incidem sobre os motoristas dessa região, tal como é o caso do IPVA.

Para quem não sabe, o IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores e é obrigatório, devendo ser pago todos os anos por aqueles que possuem um automóvel.

Do valor que é cobrado no IPVA, cerca de 50% é destinado para os cofres do DF e os outros 50% vão diretamente para o município em que o licenciamento do veículo foi realizado.

Vale lembrar que, juntamente com o IPVA, também são cobrados impostos como o Licenciamento e o DPVAT, que também são obrigatórios e sobre os quais vamos falar um pouco mais a seguir.

Lembre-se que é muito importante fazer o pagamento do IPVA respeitando as datas de vencimento estabelecidas a fim de evitar juros, multa e outros problemas.

 

Licenciamento no Detran DF

Assim como o IPVA, o Licenciamento também é um tributo de pagamento obrigatório que tem fundamental importância para manter a situação do seu automóvel em dia.

Pagar esse imposto é fundamental para provar que o seu veículo se encontra regularizado de acordo com o que é exigido para poder circular pelas faixas e rodovias do nosso estado.

A dica é que você pode conferir o valor do seu licenciamento através do site oficial do Detran DF, lembrando que o valor é atualizado todos os anos e que é muito importante pagá-lo em dia.

 

DPVAT no Detran DF

Continuando a falar sobre os tributos obrigatórios, o DPVAT é mais um deles que incide sobre todos as pessoas que possuem um veículo automotor no Distrito Federal e no resto do país.

Esse tributo se trata de um seguro obrigatório, administrado pela Seguradora Líder, que garante o pagamento de indenização para vítimas de acidentes envolvendo veículos e isso inclui tanto o motorista quanto os passageiros ou até mesmo os pedestres. Assim, o DPVA do Detran  cobre os seguintes casos:

  • Indenização por morte
  • Indenização por invalidez permanente
  • Despesas médicas e hospitalares comprovadas

Vale lembrar que os documentos para solicitar as indenizações devem ser apresentados sempre pela própria vítima do acidente, por um representante legal ou um beneficiário.

 

Consulta de Multas no Detran DF

Não há a menor dúvida de que as multas são grandes preocupações dos motoristas em geral, especialmente porque podem resultar na perda de pontos da carteira e porque devem ser pagas dentro dos prazos estipulados.

Para evitar transtornos e estar em dia com a lei, é sempre bom consultar suas multas e conhecer os passos que devem ser seguidos pelos cidadãos em relação a essa infração que foi cometida.

A melhor forma para isso é acessar o site dele, digitar a placa e o RENAVAM e pronto, já é possível ver as multas de um veículo.

Simulado do Detran DF

Para quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida como carteira de motorista, é essencial conseguir conquistar uma boa pontuação na prova teórica antes de fazer a prática.

Quem está passando pelo processo de reciclagem também precisa fazer essa prova teórica.

Para isso, uma boa alternativa é fazer o simulado do site do Detran DF e testar seus conhecimentos a respeito dos conteúdos relativos a leis de trânsito, sinalização, meio ambiente e outros.

O simulado traz 30 questões de múltipla escolha das quais você precisa acertar 21 para ser “aprovado”, tal como ocorre na prova verdadeira.

Pronto, agora você já conhece um pouco mais sobre o Detran DF e todos os serviços e funcionalidades que ele oferece.

Leave a Reply