Detran GO→IPVA ,DPVAT , consultas de multas e RENAVAM

Detran Go 2020O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás, também conhecido como ele, é um órgão de extrema importância para esse estado, pois é ele o responsável por praticamente tudo que envolve as leis de trânsito e também suas aplicações.

É por isso que o Detran de Goiás é um dos órgãos mais importantes do estado, sendo uma autarquia estadual, ou seja, uma forma de governo que tem poder absoluto nas questões relacionadas ao trânsito.

A boa notícia é que ele, assim como outros Detrans do Brasil estão se digitalizando cada vez mais, facilitando a vida e o dia a dia dos cidadãos que precisam dos serviços prestados por ele.

No entanto, ainda são poucos os que sabem disso e é por isso que hoje vamos conhecer um pouco melhor o Detran GO, os serviços que oferece e as funcionalidades e praticidades que estão disponíveis.

 

Conhecendo melhor o Detran GO

Ele é um órgão de fundamental importância para os cidadãos do estado de Goiás, visto que é o responsável por questões de trânsito e tudo mais que é relacionado a ele.

As suas ações têm como objetivo mediar as relações entre os motoristas, pedestres e também os veículos e as vias desses estado, com a intenção de tornar o trânsito melhor e mais seguro, além de fornecer as condições ideais para que todos circulem tranquilamente e sem impedimentos.

É justamente por isso que o Detran GO atua na regulação e fiscalização dessas questões, na intenção de fazer com que todos os veículos que circulam no estado estejam devidamente licenciados e dentro das normas.

Mais do que isso, o Detran GO ainda é o órgão responsável pela formação de novos condutores nesse estado, visto que é o emissor da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH.

Quanto aos que já estão habilitados, o Detran de Goiás é o responsável também pela renovação e reciclagem de motoristas. Isso sem falar na cobrança e fiscalização de impostos obrigatórios.

 

IPVA no Detran GO

Como já foi explicado, o Detran GO é o responsável por manter a ordem do trânsito de um estado, além de ser o responsável pela cobrança de impostos, como é o caso do IPVA, que é o Imposto sobre Propriedade de Veículos automotores.

Tal como o próprio nome já sugere, o IPVA é o imposto que recai sobre todos os proprietários de automóveis do estado. Do total do valor arrecadado com a cobrança do IPVA, metade é destinado para a cidade em que o veículo foi licenciado e a outra metade para os cofres do estado.

Esse imposto é obrigatório e cobrado anualmente, juntamente com outros tributos como o DPVAT e o Licenciamento, que também são obrigatórios. Para saber o valor que será pago você pode acessar o site dele e realizar a consulta.

 

Licenciamento no Detran GO

Tal como o IPVA, o licenciamento de veículos também é um tributo anual obrigatório que deve ser pago por todos os proprietários de carros, moto, vans, caminhões e outros automóveis do estado.

O licenciamento é o tributo que garante que o carro estará devidamente regularizado e em condições de circular pelas rodovias do estado.

Da mesma forma que ocorre nos demais estados brasileiros, o valor do licenciamento pode passar por reajustes todos os anos e isso pode ser consultado através do site do Detran GO.

Vale lembrar ainda que o licenciamento é pago juntamente com a cota única ou com a primeira parcela do IPVA.

É muito importante que os motoristas façam o pagamento desse tributo para que o seu veículo fique em dia e não esteja sujeito a problemas futuros. Até porque, para quem não sabe, transitar com um veículo não licenciado é considerado uma infração gravíssima com multa e baixa de 7 pontos na carteira.

 

DPVAT no Detran GO

Ainda falando sobre os tributos do Detran GO, o DPVAT é mais uma taxa obrigatória cobrada dos motoristas do estado. Ele é um seguro contra Danos Pessoais ocasionados por Veículos Automotores em Vias Terrestres.

Quem faz a administração do DPVAT é a Seguradora Líder e ele pode ser concedido a motoristas, passageiros e até mesmo a pedestres.

Vale lembrar que a cobrança do seguro também é feita juntamente com o IPVA e o Licenciamento, sendo esses os três tributos cobrados dos proprietários de veículos.

Quando você está em dia com o pagamento do DPVAT, você estará garantindo o pagamento de uma indenização caso ocorra em acidente, lembrando que ele é pago para despesas hospitalares e médicas comprovadas, morte ou invalidez permanente.

Consulta de multas no Detran GO

Sem dúvidas, as multas são um assunto que pesa muito para os cidadãos, mas a maioria ainda não sabe que é possível fazer a consulta de multas através do site do Detran GO, sempre lembrando que o não pagamento das mesmas pode acarretar problemas legais.

 

Consulta RENAVAM no Detran GO

Outra excelente funcionalidade do site dele é a possibilidade de consultar um RENAVAM, que é o Registro Nacional de Veículos Automotores, que é considerado como se fosse um RG do carro, moto ou outros.

Esse tipo de consulta é essencial para quem está pretendendo comprar um veículo, por exemplo, pois oferece a possibilidade de saber o histórico desse veículo, ocorrências e demais situações com registro em que ele esteve envolvido.

Para isso, basta acessar o site dele e fazer essa consulta, lembrando que o número desse registro aparece no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que é o documento do automóvel.

Pronto, agora você já conhece um pouco melhor o Detran GO e todas as funcionalidades que podem ser consultadas através do seu site!

Leave a Reply