Detran agendamento 2020 [tudo a respeito]

agendamento detran 2020A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia e para que seja possível ter um atendimento mais rápido, prático e eficiente, nada melhor do que fazer um Detran agendamento para ser atendido pelo órgão.

Uma das formas mais simples de fazer isso é através da internet mesmo, que permite fazer o agendamento para que possa ser atendido em qualquer sede desse órgão que você escolher, com data e hora marcados, para não ter que pegar fica ou ficar horas esperando.

Como essa é uma alternativa que pouquíssima gente conhece, vamos falar um pouco mais sobre o assunto logo a seguir e entender melhor como fazer o seu Detran agendamento se necessário.

 

Conhecendo o Detran

Antes mesmo de falar sobre o Detran agendamento, é sempre interessantes conhecer um pouco mais sobre o órgão, os serviços que presta e todas as funcionalidades que pode oferecer.

Pois bem, para quem não sabe, Detran significa Departamento Estadual de Trânsito e cada estado possui o seu, que é a autoridade máxima no que diz respeito a assuntos relacionados ao trânsito.

Dessa forma, todo o cidadão que possui um veículo registrado em seu nome, acaba ficando vinculado automaticamente a esse órgão relativo ao estado em que reside ou que o licenciamento foi feito.

O Detran é o órgão que tem a responsabilidade de fiscalizar o trânsito, educar condutores, regularizar as vias terrestres e ainda fiscalizar os veículos e motoristas.

Com isso, não é de se surpreender que os postos de atendimento do Detran estejam lotados e cheio de pessoas que precisam resolver suas questões de multas, tributos, licenciamento, renovação de documentos e muito mais,

Para amenizar essa situação e tornar o atendimento mais rápido e prático, os Detrans estão tomando medidas, como é o caso da criação dos postais online.

É por causa desses portais cada vez mais eficientes que também é possível realizar o Detran agendamento, além de poder resolver diretamente pelo site uma série de questões como solicitação de documento, consultas e emissão de boletos.

Dessa forma, é esperado que os atendimentos em todos os Detrans do país possam ser feitos de forma mais rápida e também mais ágil.

 

Detran agendamento 2020

O Detran agendamento é uma funcionalidade que pode ser utilizada para que as pessoas agendem uma série de serviços usando diretamente o órgão da instituição.

É importante ressaltar ainda que o número de serviços disponíveis através do site do Detran é cada vez maior, por isso, é importante acessar para ver se o serviço que você precisa não pode ser feito online mesmo, sem que você tenha que sair de casa.

Mais do que isso, vale lembrar que, como existe um Detran em cada estado e cada um deles tem seu próprio site, é sempre essencial entrar no portal correspondente ao estado em que você mora e para o qual deseja atendimento.

Assim, realizando o seu Detran agendamento diretamente no site da instituição do seu estado, é possível garantir o seu atendimento de forma mais rápida no sai e hora que você escolher, de acordo com as opções oferecidas pelo site.

Para ficar mais claro, vamos conhecer alguns serviços para os quais você pode fazer um Detran agendamento:

  • Licenciamento anual
  • Inscrição para tirar a 1ª CNH
  • Transferência de propriedade de veículos
  • Troca de placas padrão Mercosul
  • Baixa de veículos
  • Mudança de categorias CNH
  • Mudança de dados cadastrais
  • Provas de reciclagem
  • Cancelamentos de certidões
  • Muitos outros

O mais importante é ressaltar que em algumas cidades a opção de Detran agendamento ainda não está disponível devido a falta de estrutura para esse processo.

Nesses casos, o mais indicado é conferir se o procedimento não pode ser feito pelo site do Detran do estado e, caso não seja possível, compareça até um dos postos de atendimento sem agendamento mesmo.

 

Como realizar o Detran agendamento?

Assim como já foi explicado, não são todas as cidades do país que oferecem a possibilidade de Detran agendamento. No entanto, aquelas que oferecem, podem ser feitas pela internet mesmo.

Como o processo pode ser diferente de acordo com cada site, vamos ver a seguir o passo a passo para realizar um agendamento no Detran RJ, lembrando que o processo deve ser similar nos demais:

  • Acesse o site oficial do Detran do seu estado (lembrando que nesse caso vamos usar o Detran RJ como exemplo)
  • Procure a área que diz “agendamentos – habilitação”
  • Ao encontrar essa área, escolha o tipo de agendamento que deseja realizar
  • Clique na opção que precisa e depois você será direcionado para uma nova página
  • Nessa página que aparecerá, você deve preencher um formulário com todos os dados solicitados para que seu agendamento possa ser realizado
  • Ao fim, digite o código de segurança para confirmação do procedimento
  • Clique em “enviar” e pronto

Depois de fazer isso, você verá as opções de dias, locais e horas para o agendamento e deve escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.

Por fim, tudo o que você tem que fazer é comparecer na unidade escolhida, no dia e horário marcados, sempre respeitando um período de 15 minutos de antecedência para evitar problemas.

Pronto, agora você já sabe todos os detalhes de como fazer um Detran agendamento.

Leave a Reply