IPVA 2020 [Saiba Tudo a Respeito✅]

saiba tudo sobre o IPVA 2020A cada ano que se inicia, os condutores de veículos têm a obrigação de realizar o pagamento de inúmeros tributos veiculares para que fiquem com suas situações em dia perante a lei, como é o caso do IPVA 2020.

O fato é que o pagamento dessas taxas e tributos é algo essencial para que o condutor possa obter o licenciamento do seu veículo, que é concedido assim que os tributos estão em dia, através da emissão do CRLV, que é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

Como muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse assunto e como nem sempre as informações a esse respeito podem ser facilmente encontradas, hoje vamos falar um pouco mais sobre o IPVA 2020 e outros detalhes importantes.

Entendendo o IPVA 2020

Para quem não conhece, IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ele consiste em uma taxa cobrada anualmente de todas as pessoas que possuem um carro que seja de um ano acima do determinado pelo Governo de cada estado.

Isso porque é o governo que define a partir de que ano os veículos passam a ser isentos do pagamento dessa taxa, portanto, é preciso se informar a respeito das regras de cada unidade federativa.

No estado de São Paulo, por exemplo, os carros que têm mais de 15 anos de fabricação já são isentos, ou seja, não precisam pagar o IPVA anualmente.

Assim, cada estado é que vai determinar qual o ano que passa a valer a isenção, sempre baseando-se em cálculos de custos de quanto essa medida pode gerar para o estado.

O valor que é arrecadado do IPVA tem uma destinação de 50% para o Governo Federal e os outros 50% para o estado em que o veículo foi emplacado.

É por isso que a cobrança desse valor é tão importante, pois é uma fonte de renda para o estado. Isso porque esse dinheiro que é arrecadado, deve ser destinado a melhorias em todas as áreas que são relacionadas ao trânsito.

Assim, pode ser empregado em melhorar as ruas, a iluminação, a sinalização, a fiscalização e muitos outros detalhes referentes ao trânsito de uma cidade e estado.

Mais do que isso, é importante lembrar que o dinheiro é arrecadado apenas uma vez ao ano, mas as melhorias feitas com ele se estendem durante todo o ano.

Além disso, nem sempre o valor arrecadado é todo investindo e melhorias, pois algumas vezes ainda pode ser destinado a pastas de maior força ou necessidade, tais como as de educação e segurança.

Por isso mesmo que é tão importante se manter em dia com o pagamento desse imposto, bem como na forma como ele é utilizado, a fim de que os estados deem a melhor destinação a ele.

 

Consulta do IPVA 2020

Pois bem, muitos proprietários de veículos se perguntam como fazer a consulta do IPVA 2020. A maioria ainda acha que precisa ir até um posto de atendimento do Detran, mas a verdade é que esse tipo de consulta pode ser feita de casa mesmo, sem sequer ter que sair do sofá.

Se você quer consultar o seu IPVA 2020 e também emitir o boleto para o pagamento do mesmo, basta seguir esses passos:

  • Acesse o site oficial do Detran do seu estado
  • Encontre e clique no botão que diz IPVA. Caso não encontre essa opção, procure a que diz “consulta débitos do veículo”
  • Digite o número do RENAVAM do seu automóvel
  • Digite também a placa do veículo no campo indicado
  • Preencha o recurso de segurança
  • Aperte o botão que diz “consultar”

Pronto, feito isso você já terá acesso a todas as informações sobre os impostos relativos ao seu veículo e poderá emitir a guia de pagamentos do mesmo.

 

Valor do IPVA 2020

Pois bem, não é possível afirmar qual é o valor do IPVA 2020  de cada estado 0, visto que pode haver variações, lembrando que é calculado sobre o valor da propriedade.

Isso quer dizer que aquelas pessoas que têm um carro bem caro irão pagar mais do que as pessoas que possuem um carro mais popular.

Vale lembrar ainda que a porcentagem aplicada sobre os veículos é sempre determinada no segundo semestre do ano, dependendo de como foi a arrecadação de cada estado. Com isso, podem ocorrer mudanças de valores até dentro de um mesmo estado.

No entanto, há uma vantagem para quem possui veículos mais antigos, visto que, dependendo do ano, eles são isentos do pagamento do IPVA 2020. No entanto é importante lembrar que as taxas de licenciamento e seguro DPVAT devem ser pagas por todos, incluindo os que tem o IPVA isento.

Para realizar o pagamento do imposto, é preciso levar o boleto a qualquer agência bancária, sendo possível pagar também através do internet banking.

Quem está com o Boleto do IPVA atrasado, no entanto, precisará seguir os passos ensinados para consultar o boleto no site do Detran da sua cidade e emitir um novo, com data atualizada, lembrando que haverá acréscimo de multa e juros pelo tempo de atraso.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o IPVA, como funciona, para que serve e como ficar em dia com o pagamento desse benefício tão importante.

 

 

 

Leave a Reply