Licenciamento Detran 2020✅[Saiba Tudo]

licenciamento 2020Ano após ano, os proprietários de veículos automotores precisam realizar o pagamento de tributos para manter a sua situação regular com os órgãos competentes e o Licenciamento 2020 é um deles.

Por isso mesmo que é tão importante estar em dia com esses tributos a fim de evitar maiores problemas, tais como a apreensão do veículo, cultas e até a perda de pontos na carteira.

Então, se você está aqui para saber um pouco mais sobre ele, continue lendo e descubra mais detalhes sobre ele.

 

O que é o Licenciamento 2020?

 

De uma forma bem simples, o licenciamento é um tributo obrigatório pago anualmente e serve como uma forma de declarar que o seu veículo pode circular tranquilamente pelas vias do país de uma forma legal.

O licenciamento 2020 também pode ser chamado de CRLV, que é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.

Dessa forma, todos aqueles que possuem um veículo precisam realizar o pagamento anual dessa taca ao Detran.

O licenciamento serve como uma prova de que o carro, moto, van e etc. estão de acordo com as exigências legais e que podem se locomover com segurança.

 

Valor do licenciamento 2020

O valor do licenciamento é algo que varia de um estado para o outro, visto que é uma taxa estadual. No entanto, o que podemos dizer é que ele custa, em média, algo por volta dos R$ 100 reais, podendo apresentar variações para mais ou para menos dependendo da região do país.

O pagamento desse valor é obrigatório e é por isso que é sempre importante também ficar atento às datas de pagamento do mesmo, a fim de não ficar em atraso.

Depois de realizar o pagamento, o condutor irá receber um novo documento do veículo, provando que está em dia com seus débitos.

 

Tabela de pagamento do licenciamento 2020

A todos os anos os Detrans de cada um dos estados faz a divulgação de uma tabela que contém as datas para o pagamento do licenciamento e é por isso que não existem desculpas para não estar em dia com o mesmo.

O mais importante de tudo é lembrar que aquelas pessoas que estão com ele em atraso, tem um veículo em situação que é considerada ilegal.

A tabela divulgada funciona de moco que as chamadas acontecem por meio de placas de veículos que estão relacionadas com as datas.

Então, vamos ver abaixo a tabela de pagamento do licenciamento 2020 do Rio de Janeiro apenas como um exemplo, lembrando que é importante que você pesquise a tabela do seu estado:

  • Veículos com final da placa 0 ou 1 – data limite de pagamento do licenciamento é 30/06
  • Veículos com final da placa 2 ou 3 – data limite de pagamento do licenciamento é 31/07
  • Veículos com final da placa 4 ou 5 – data limite de pagamento do licenciamento é 31/08
  • Veículos com final da placa 6 ou 7 – data limite de pagamento do licenciamento é 30/09
  • Veículos com final da placa 8 ou 9 – data limite de pagamento do licenciamento é 31/10

Lembre-se que você pode acessar o site do Detran do seu estado para então conferir as datas da tabela de pagamentos do licenciamento 2020.

 

Consulta do valor do licenciamento 2020

O que antes era um verdadeiro problema, hoje é considerado um sinônimo de agilidade e praticidade. Isso porque antes, para fazer essa consulta, era preciso ir até um posto de atendimento do Detran e esperar por atendimento.

No entanto, agora essas consultas já podem ser feitas online mesmo, que é muito mais simples e prático.

Ara isso, o que você precisa é ter um dispositivo com acesso à internet e ter seus documentos em mãos. Depois disso, o próximo passo é acessar o site do Detran do seu estado.

Já no site da instituição, encontre o menu que diz “licenciamento” e clique nele. Depois, clique na opção “Serviço Online” e então forneça as informações solicitadas, lembrando que pode ser preciso realizar um pequeno cadastro.

Ao concluir o preenchimento dessas informações você já poderá conferir todas as informações a respeito do seu licenciamento 2020, bem como outras ferramentas de consultas que podem ser muito úteis para os condutores do país.

Isso porque o acesso dará a você a possibilidade de realizar os seguintes procedimentos:

  • Conferir valor do licenciamento 2020
  • Conferir multas
  • Realizar o pagamento de taxas, tributos e multas
  • Realizar a renegociação de débitos
  • Outros

O mais importante é lembrar que será solicitado o número do seu RENAVAM no momento do preenchimento dos dados, além de documentos pessoais, claro. Por isso, esteja com eles em mãos.

Quanto ao pagamento do licenciamento 2020, saiba que ele pode ser feito em qualquer agência bancária, lembrando que o novo documento só será emitido se outros tributos como IPVA e seguro DPVAT também já estiverem quitados.

Então, depois do pagamento é preciso aguardar 7 dias para receber a sua documentação em casa mesmo.

Pronto, agora você já sabe todos os detalhes sobre o licenciamento 2020, como consultar, como pagar e também a importância de estar em dia com esse tributo para evitar maiores problemas.

Leave a Reply